Receita, lucro e caixa. Esses são três dos termos mais utilizados no ramo financeiro, mas muitas vezes de forma errada. De fato, eles podem causar alguma confusão e costumam até mesmo serem utilizados como sinônimos, mas são coisas diferentes e é essencial entender isso.
Para o sucesso de um negócio, é essencial compreender os termos básicos do mercado financeiro, independente do tamanho ou ramo do seu empreendimento. Neste artigo, você irá entender de uma vez por todas qual a diferença entre receita, lucro e caixa. Boa leitura!
Afinal, qual a diferença entre os três termos?
Antes de tudo, precisamos contextualizar para melhor entendermos a diferença entres os três termos. Todos são bastante utilizados por quem é do ramo, e isso pode acabar colocando-os em um mesmo saquinho quando, na verdade, cada um possui seu próprio objetivo.
De forma resumida, a diferença entre receita, lucro e caixa é:
- Receita: todo valor que entra a partir da venda dos seus produtos ou serviços;
- Lucro: valor restante depois de subtrair a receita pelos custos gerais;
- Caixa: todo dinheiro que você tem disponível naquele momento.
Vamos entender mais a fundo? Confira abaixo!
O que é receita?
Vamos exemplificar: imagine que você possua uma loja de roupas e deseja calcular a receita do seu negócio, o que fazer? Bom, é simples, basta saber quantas peças de roupas você vendeu, por qual valor e multiplicá-las. Por exemplo, se você vendeu 10 camisas por 11 reais cada, sua receita final será de R $110,00.
A receita de uma empresa diz respeito a todo dinheiro que entra por meio da atividade principal que ela executa, seja prestando serviços ou vendendo produtos. Qualquer valor que entre fora disso, como investimentos alheios, não devem ser enquadrados como receita.
Existem dois tipos de receitas, a bruta e a líquida. Com certeza você já ouviu falar delas, mas sabe como diferenciá-las?
Receita bruta
A receita bruta de um negócio é referente ao seu faturamento por inteiro. Em outras palavras, é todo dinheiro que entra a partir das vendas. Até aqui, nada novo. É importante ressaltarmos que, quando a palavra receita aparece sem complemento, geralmente diz respeito à bruta.
Receita líquida
Diferente da anterior, a receita líquida varia conforme o ramo de atuação do cliente, além de ser um pouco mais complexa de calcular. No entanto, em geral, ela se refere a todo valor que resta após a companhia descontar impostos, descontos e imprevistos (como vendas canceladas) da receita bruta.
Por exemplo: caso a receita bruta da sua loja de roupas seja de R$1000.00, e ela gasta R$500 em impostos, o valor da receita bruta seja a subtração destes números, ou seja, R $9.500.
O que é lucro?
Antes de tudo, também é preciso saber que, assim como a receita, existem dois tipos de lucros: o líquido e o bruto. Respectivamente, o primeiro desconta todas as despesas e custos que envolvem a produção da empresa, ao passo que o segundo, apenas os custos. Por isso, o lucro líquido é sempre menor que o lucro bruto.
Lucro líquido é todo valor que resta após ser subtraído da receita todos os gastos relacionados à empresa, como comissões, salários, manutenções, pagamentos de funcionários, por aí vai.
Muitos empreendedores aproveitam o valor do lucro para reinvestirem no próprio negócio, mas nosso conselho é que este dinheiro seja utilizado para criar uma fonte de reserva caso ocorra alguma emergência. Saber utilizar o dinheiro com sabedoria é o segredo para o seu sucesso!
Lembre-se: o lucro só é obtido a partir da receita, ou seja, valores de terceiros (como empréstimos e investimentos alheios) não devem ser contabilizados.
O lucro bruto é mais fácil de obter, visto que ele apenas subtrai os custos relacionados à manutenção do produto ou serviço.
O que é caixa?
De forma detalhada, caixa é todo valor que a empresa pode utilizar no momento sem colocar em risco sua atuação. Este capital costuma ser direcionado para pagamento de despesas do dia a dia, mas também pode ser utilizado para investimento próprio ou até mesmo na fonte de reserva.
Os valores obtidos para a caixa podem vir de fontes alheias, como empréstimos, investimentos de terceiros, além da própria operação.
Por ser um dinheiro disponível para uso imediato, pode ser que uma empresa tenha lucro sem ter caixa. Esse caso costuma ser muito comum para vendedores que utilizam muito o cartão de crédito como meio de pagamento.
Por exemplo, mesmo realizando a venda e obtendo receita, o dinheiro só estará disponível depois de um tempo. O contrário também pode acontecer, depende muito da estratégia da companhia!
Como dissemos no início, o mundo das finanças pode ser bem confuso para quem não entende muito do assunto. Por isso, você pode contar com a Contema para te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio!
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Para isso, o primeiro passo é entrar em contato! Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas. Para melhor gerenciamento da sua empresa, leia também:
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Até a próxima!