Fale conosco: (11) 2897-7118

Nosso Blog

Capa Posts Blog Contema - Contema Brasil | Contabilidade em São Caetano do Sul - SP

Controle de gastos: 8 dicas para você fazê-lo de forma eficiente

Compartilhe esse Post:

Manter uma boa saúde financeira pode ser um desafio e tanto. São diversos fatores que podem impactar diretamente na sua estabilidade monetária, seja pessoal ou da sua empresa, mas fique tranquilo que vamos te ajudar nesse processo. 

A busca pelo controle financeiro deve ser algo fixo em seu dia a dia, e o lado positivo é que existem estratégias muito eficazes que garantem isso. Esse método é um dos principais instrumentos em qualquer gestão financeira, e entendê-lo melhor é essencial.

No artigo de hoje nossa equipe reuniu todas as principais informações a respeito do que é controle de gastos, além de reunir as 8 melhores dicas para você fazê-lo de forma eficiente. Confira abaixo e boa leitura!

Afinal, o que é controle de gastos?

Além de ser um dos principais elementos que compõem o planejamento financeiro, o controle de gastos reúne todas as análises das despesas realizadas em um determinado período de tempo.

Essa estratégia é fundamental para compreender quais são esses gastos e de que forma eles impactam na saúde financeira da sua empresa. Com esses dados, é possível reduzir os fatos e, se possível, até mesmo eliminá-los. 

Entre as principais vantagens de um controle de gastos eficiente, vale citarmos:

  • visão clara do fluxo de caixa da empresa;
  • identificação de todos os gastos comerciais;
  • dados relativos às finanças da empresa;
  • possibilidade de maior orçamento;
  • conhecimento sobre o comportamento das despesas;
  • entre muitos outros!

Agora que você já sabe o que é controle de gastos e como ele pode beneficiar a sua condição financeira, está na hora de aprender as 8 dicas para fazer o seu!

01. Divida suas contas entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Parece uma dica batida, mas a verdade é que muitas pessoas cometem o erro clássico de misturar suas contas de Pessoa Física (PF) com as de Pessoa Jurídica (PJ).

Todo empreendimento que deseja ser bem-sucedido precisa tomar essa dica como regra, visto que as chances das despesas se confundirem são muito altas. Quando são muitas, apenas conferir pelo extrato bancário requer muito tempo e trabalho que, com a organização correta, podem ser evitados.

Além disso, ao realizar a separação das contas, fica possível identificar em qual segmento está demandando mais despesas e, de forma, influenciando negativamente os resultados finais.

02. Ordene as despesas da empresa em grau de importância

Nossa segunda dica diz respeito à forma com que você organiza suas despesas. É essencial que haja uma hierarquia de gastos, do mais importante ao menos, para que seja possível compreender as categorias em que cada uma das despesas se enquadram.

O mais apropriado é que você comece pelo básico separando as despesas fixas das variáveis (a primeira são as que se repetem todos os meses, enquanto a segunda são as pontuais). 

Verifique com atenção todas elas, uma por uma, tendo em mente como e qual pode ser reduzida ou eliminada. 

Caso você esteja endividado, entre em contato com seus credores de juros e converse sobre as possíveis negociações para o seu caso, lembre-se de considerar os prazos de pagamento.

03. Definição de processos

De nada adianta querer reduzir os custos de despesas rumo à saúde financeira se os gestores em geral não participam ou colaboram da forma devida com seus funcionários.

Todo colaborador, independente da área, deve desenvolver processos organizacionais eficazes que tenham como principal missão, economizar e controlar. E, claramente, esse método deve ser uma opção que não prejudique as atividades de cada funcionário. Essa dica está totalmente relacionada à próxima!

04. Envolva a equipe em seus processos

Por mais que todo funcionário possua suas próprias atividades e obrigações, é dever do líder e da companhia ensinar o máximo possível. Além disso, ser transparente com a equipe é uma das táticas mais eficazes quando o assunto é produtividade.

Os colaboradores precisam estar envolvidos em toda estratégia estabelecida, independente do seu cargo, bem como sentirem que podem dar sugestões sem receio. Sem dúvida, eles poderão ajudar nas ideias para reduzir os custos em seus próprios locais de trabalho.

Lembre-se de dar abertura e liberdade, mas sem deixar a hierarquia de lado. Escute, anote e considere cada sugestão.

05. Seja realista com suas metas

Como dissemos no início do artigo, o processo de controle de gastos é contínuo e demanda muito tempo e atenção. Além disso, a estratégia visa aprimorar ou solucionar um problema já existente. Nesse sentido, é essencial estabelecer metas realistas.

Nossa dica é que as metas estabelecidas sejam divididas em categorias de acordo com sua área de atuação, sendo elas: diárias, semanais, mensais ou até mesmo anuais.

Sem falar que, com as metas claras, a motivação em alcançá-las aumenta consideravelmente.

06. Preste atenção ao Capital de Giro

Existem vários tipos de recursos que asseguram o funcionamento da companhia, principalmente nos períodos em que a saída do caixa é maior do que as entradas. 

Desse modo, ao realizarmos um controle de gastos eficaz, o associamos diretamente ao caixa da empresa. Como assim? Bom, esse método contribui para abastecer o caixa do capital de giro, de modo a garantir a execução das atividades comerciais sem colocar as atividades e o fluxo em risco.

Neste sentido, nossa dica é que você faça de tudo para otimizar as datas de entrada e saída dos recursos. Fazendo isso, os períodos de déficit ficam o mais curtos possíveis.

Leia também: Capital de Giro: o que é e qual sua importância?

07. Tenha uma reserva financeira

Essa dica é essencial para qualquer pessoa ou empresa. Construir uma reserva financeira irá te ajudar a avaliar bem quais suas prioridades, além de te ajudar a enfrentar possíveis momentos de crise. 

O ideal é que o fundo acumule valores de três a seis vezes a mais que o montante do capital de giro. Dessa forma, em qualquer eventual problema, a empresa terá todo o suporte necessário para se reerguer.

08. A tecnologia está a seu favor!

É inegável que tecnologia é uma das principais aliadas em qualquer profissão. As companhias que desejarem realizar um controle de gastos eficiente devem encarar os recursos tecnológicos como uma ferramenta essencial para o sucesso.

Os sistemas ajudam a guardar documentos em nuvem, realizar o controle financeiro de forma mais fácil, automatizar processos que são compatíveis, entre muitos outros fatores. Em suma, ela ajuda a controlar melhor o seu dinheiro, em todos os aspectos!

E aí, gostou do artigo? Em caso de qualquer dúvida, entre em contato conosco que um de nossos colaboradores irá te ajudar imediatamente. Até a próxima!

Receba nossas Notícias em Primeira mão!

Get updates and learn from the best

Outras Notícias

Precisa de Ajuda?

Entre em contato com a nossa Equipe Agora Mesmo!

Fale com nossos contadores agora!