Será que engenheiro pode abrir empresa individual?
Uma ótima questão para você, que busca ter mais benefícios atuando como pessoa jurídica dentro do mercado!
Então vejamos a seguir informações importantes a esse respeito!
Definição do formato jurídico de uma empresa de engenharia
Primeiramente, devemos esclarecer que o formato jurídico de uma empresa serve para a definição de como ela será representada. Dentro desse contexto, outras informações são adicionadas, como:
- Quantas pessoas farão parte da empresa.
- Características peculiares do formato da empresa.
Assim sendo, o engenheiro pode sim, abrir empresa individual, nesse caso, a organização de perfil jurídico, será constituída apenas por uma pessoa, onde não existe separação entre a pessoa física e a jurídica no conceito de bens.
Ou seja, o engenheiro como empresário, responde de forma ilimitada por todas as dívidas da empresa.
Informações, privilégios, regras e direitos da empresa individual
Como dito anteriormente, o engenheiro com empresa individual, responde com seu patrimônio pessoal, por todas as obrigações contraídas pela empresa.
Para abrir uma empresa individual, o engenheiro deve ser maior de 18 anos ou ser emancipado.
A empresa, nesse caso, poderá ser transferida para outra pessoa, a não ser nos casos de falecimento ou com autorização judicial.
Uma grande vantagem desta modalidade é que: o valor do capital social não interfere no processo de abertura da empresa.
No entanto, o limite de faturamento para esse formato de empresa, gira em torno de 360 mil, sendo uma microempresa (ME), ou ainda, pode ter limite máximo de 4,8 milhões para Empresa de Pequeno Porte – que é a EPP. Isso quando nos referimos ao enquadramento do regime no Simples Nacional. Pois ainda existe o lucro presumido e o lucro real, nesses casos, o lucro pode subir para 78 milhões por ano.
Outro fator interessante sobre esse tipo de empresa é que não há limites de funcionários. Ou seja, a medida que a empresa for crescendo e expandindo sua performance no mercado, poderá absorver e contratar mais colaboradores.
E o que fazer para se tornar um engenheiro com empresa individual?
- Você precisará registrar legalmente a sua empresa – nesse caso, alguns documentos serão requeridos, como: CPF, RG, título de eleitor, certificado de reservista, ficha de cadastro nacional, dentre outros que um contador para engenheiros poderá lhe indicar melhor na emissão do CNPJ.
- Haverá a necessidade de definir o nome da empresa e a localização da mesma.
- Em alguns casos, serão necessários alguns registros, alvarás e documentos, de acordo com a atuação e o município.
- Será necessário também, providenciar a emissão de notas fiscais, pois ela será requerida em todas as ações de vendas e negociações.
Portanto, se você deseja iniciar uma empresa individual, teremos grande prazer em ajudar e esclarecer os pontos principais para potencializar todos os seus empreendimentos no mercado da engenharia!
Vamos conversar?