Fale conosco: (11) 2897-7118

Nosso Blog

Registro No Cau Como Fazer O Seu Em Apenas 9 Passos (1) - Contabilidade em São Caetano do Sul - SP | Contema Brasil

Registro no CAU – Como fazer o seu em apenas 9 passos!

Compartilhe esse Post:

Depois de muitos anos de estudo, finalmente chega a hora de exercer a profissão de arquiteto e urbanista. Entretanto, antes disso, há apenas mais um passo: fazer o registro no CAU do seu estado!

O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) é quem controla o registro dos profissionais atuantes, assim como fornece as diretrizes e os regulamentos para exercer a profissão. Cada estado tem sua filial do CAU e é na do seu que deve fazer seu cadastro.

Mas como se registrar? Quais documentos levar? Quanto tempo leva para o registro no CAU ficar pronto?

Essas são as questões que vamos responder nesse artigo. Por isso, pegue seu bloco de notas, anote cada passo que mostraremos aqui e comece a se organizar para fazer seu registro no CAU!

É obrigatório fazer registro no CAU para exercer a profissão?

Sim! Exercer a profissão sem estar cadastrado no CAU do seu estado é tipificado como uma contravenção penal.

A punição para quem comete essa contravenção é de multa ou prisão simples, com pena de 15 dias a três meses de reclusão.

Por isso, não pegue nenhum projeto ou se candidate a empregos na área antes de completar seu registro no CAU! 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em São Caetano do Sul - SP | Contema Brasil

Como se registrar no CAU

Solicitação no SICCAU

1 – Acesse o Sistema de Informação e Comunicação da CAU;

2 – Clique em Solicitar Registro Profissional;

3 – Preencha seus dados pessoais completos;

4 – Envie os documentos comprobatórios, como carteira de identidade, CPF, a portaria de reconhecimento de curso e o histórico escolar de 3° grau, entre outros;

5 – Após o pedido de registro no CAU, imprima os documentos chamados Declaração de Veracidade de Informações e o boleto para pagamento da taxa administrativa;

Coleta de dados

6 – Após fazer sua solicitação de registro no CAU pelo SICCAU, vá até a unidade do seu estado para o cadastro de seus dados biométricos;

7 – Os CAUs de cada estado fornecem os locais e datas onde é possível fazer a coleta biométrica;

8 – Leve consigo documento de identidade e a declaração de veracidade que imprimiu quando fez o registro no CAU pela internet;

9 – Leve também cópias autenticadas de documentos que comprovem as informações que alterou no seu cadastro do SICCAU.

Quanto tempo leva para a carteira chegar?

Após fazer todo o processo de registro no CAU, sua carteira será enviada por correio. O tempo para chegada varia de estado para estado. A estimativa geral é que a carteira chegue, no máximo, em 30 dias.

Caso passe esse período e sua carteira ainda não tiver chegado, não se preocupe! Você pode consultar o status da entrega ligando para o escritório do CAU do estado onde se cadastrou.

Alternativamente, você pode enviar um email para o setor de atendimento. Envie um email para o endereço “atendimento@cau[UF].gov.br”, substituindo o “UF” pela sigla do seu estado de residência.

Conseguiu completar todas as etapas para pedir sua carteira e começar sua vida profissional como arquiteto e urbanista? Que tal ajudar seus colegas recém-formados? Compartilhe esse artigo no seu grupo de WhatsApp da faculdade e no Facebook!

Summary
Registro no CAU - Como fazer o seu em apenas 9 passos!
Article Name
Registro no CAU - Como fazer o seu em apenas 9 passos!
Description
O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) é quem controla o registro dos profissionais atuantes, assim como fornece as diretrizes e os regulamentos para exercer a profissão. Cada estado tem sua filial do CAU e é na do seu que deve fazer seu cadastro.
Author
Publisher Name
Contema
Publisher Logo

Receba nossas Notícias em Primeira mão!

Get updates and learn from the best

Outras Notícias

Precisa de Ajuda?

Entre em contato com a nossa Equipe Agora Mesmo!

Fale com nossos contadores agora!