Aprenda Otimizar Os Lucros Da Sua Clínica Médica Através Da Planilha De Fluxo De Caixa
Controle o seu dinheiro! Saiba para onde ele está indo e para onde ele deve ir, através da planilha de fluxo de caixa!
Você não precisa ser nenhum expert em Excel ou mago dos números para montar a uma planilha de fluxo de caixa para sua clínica médica.
Esse é um método simples e muito eficiente para manter os seus ganhos e gastos controlados.
Você sabe por que isso é tão importante? Porque através do controle dessa movimentação você consegue saber como está a saúde financeira da sua clínica.
Se vai bem, se vai mal, se está em estado de alerta ou se a projeção é favorável ao desenvolvimento.
Podemos dizer também que ela é como o seu extrato do banco, ou a fatura do seu cartão de crédito.
Ambos fornecem uma descrição completa de todos as despesas, e em quais categorias, dessa forma, você tem controle sobre tudo o que foi gasto.
Além disso, você consegue controlar todo dinheiro que entra dos seus pacientes particulares e até mesmo ter um controle maior sobre os pacientes do convênio.
Se no fim do mês o valor do pagamento do convênio veio como esperado ou se houveram glosas. Não seria muito bom controlar tudo isso?
Organize Sua Clínica Médica Com A Planilha De Fluxo De Caixa
Mas, caso você não faça esse controle e não tenha uma planilha de fluxo de caixa na sua clínica, é provável que não consiga separar e organizar os seus gastos.
Um dos primeiros problemas é que você não consegue identificar se o dinheiro que está circulando na sua empresa é somente para uso profissional ou também para uso pessoal.
E o mal uso dele pode te fazer entrar em débito negativo nas contas da sua clínica, por não conseguir identificar onde e em qual período está tendo prejuízos. Por exemplo:
- Nos preços de consultas;
- Nos impostos;
- Nas despesas com o pessoal ;
- No aumento de despesas fixas – aumento na conta de energia;
- Glosa de consultas; ou
- Em atrasos de pagamentos.
Essas são apenas algumas das despesas que podem sofrer alterações, e passar despercebido, caso você não faça um controle delas.
PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA: FIQUE ATENTO AOS ERROS
Quando você não tem esse controle, é muito difícil manter a organização financeira e consequentemente não consegue traçar metas ou otimizar o seu lucro.
Por outro lado, caso você já faça uma gestão sobre os gastos e os lucros da sua empresa e ainda assim está com problemas financeiros…
É possível que não esteja fazendo da forma correta, pois, é preciso seguir alguns passos para uma boa gestão.
APRENDA FAZER UMA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA PARA SUA CLÍNICA
Uma boa prática para uma excelente gestão financeira é fazer uma planilha de fluxo de caixa com as seguintes informações:
Registre as movimentações
Seja rigoroso com tudo que entra em sai na sua clínica, anote tudo e conte com a ajuda dos seus funcionários e contador.
Separe o que é pessoal e profissional
Separe o dinheiro que é para o seu uso pessoal do que é profissional. Um bom exemplo disso é não misturar a conta de energia da sua clínica com a da sua casa.
Crie uma reserva financeira
Ao criar essa reserva, você tem tranquilidade para tocar o seu negócio em momentos de baixa ou até mesmo de crises repentinas, como, por exemplo, essa que estamos vivendo, devido ao isolamento por causa do COVID-19.
Conte com a ajuda de um contador
Um excelente aliado nesse momento – e em qualquer outro – é o contador, esse profissional está preparado para te orientar e mostrar as melhores soluções, de acordo com as perspectivas da sua clínica.
Otimize hoje os seus lucros com a planilha de fluxo de caixa
Se você chegou até aqui, e precisa de uma planilha de fluxo de caixa para sua clínica médica, deixamos uma planilha prontinha para você, no link abaixo. Baixe agora mesmo e comece otimizar os seus lucros.
Baixar Planilha Gratuita Agora Mesmo
QUERO GERIR MEU CONSULTÓRIO CONSULTÓRIO!