Você sabe como emitir Nota Fiscal Eletrônica em São Caetano do Sul?
Ter o próprio negócio também implica na necessidade de lidar com questões burocráticas, como a emissão de notas fiscais. Felizmente, a chegada da Nota Fiscal Eletrônica facilitou esse processo nas organizações, além de reduzir os erros que eram cometidos com a nota manual.
Apesar não ser mais novidade, muitas pessoas ainda não sabem como realizar a emissão do documento fiscal eletrônico. Por isso, elaboramos este conteúdo para explicar como emitir Nota Fiscal Eletrônica em São Caetano do Sul. Tem interesse nesse assunto? Leia até o final!
Conheça os tipos de Notas Fiscais Eletrônicas
Antes de saber como emitir Nota Fiscal Eletrônica em São Caetano do Sul, é muito importante que você saiba quais são os tipos de notas fiscais eletrônicas que existem, são eles:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
- Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e);
- Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
A informação é essencial para saber quando emitir cada uma delas. Confira mais sobre as principais delas.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
É utilizada para registrar a venda de produtos físicos e deve ser emitida junto às Secretarias Estaduais da Fazenda. Geralmente, é aproveitada para o registro de circulação de mercadorias entre pessoas jurídicas.
Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e)
A Nota Fiscal Eletrônica de serviço é utilizada para confirmar a prestação de serviço realizada para outra empresa ou para pessoas físicas. Esse tipo de documento fiscal é muito emitido por pequenas e médias empresas e deve ser solicitado nas prefeituras.
Veja como emitir Nota Fiscal Eletrônica em São Caetano do Sul
Para emitir Nota Fiscal Eletrônica em São Caetano do Sul é necessário entrar no site “http://portal.gissonline.com.br”, clicar em “empresas estabelecidas no município sem identificação”, selecionar o município São Caetano do Sul e preencher o cadastro.
Após a liberação da senha, é preciso acessar o portal “http://saocaetano.ginfes.com.br”, entrar na área exclusiva do prestador de serviços e clicar na opção “emitir nota fiscal” e preencher os dados solicitados. Vale lembrar que para emitir notas fiscais na cidade é preciso realizar a Inscrição Municipal. Além disso, desde o dia 1 de março de 2014, a Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória para determinados serviços no Município.
Saiba qual é a alíquota de ISS em São Caetano do Sul
ISS é a sigla para Imposto Sobre Serviços — se trata de um tributo municipal, ou seja, os valores recolhidos são encaminhados para os cofres da prefeitura. O tributo consta na Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. A Lei Complementar 116/2003 determina quais serviços estão sujeito ao pagamento do ISS. Veja alguns deles:
- serviços de saúde, assistência médica e congêneres;
- serviços relativos a engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construção civil, manutenção, limpeza, meio ambiente, saneamento e congêneres;
- serviços de informática e congêneres.
Para saber qual é o valor de ISS que deve ser pago, é necessário multiplicar o valor do serviço pela alíquota de ISS em São Caetano do Sul. O percentual varia de acordo com o serviço prestado pela empresa, mas varia entre 2 a 5%. O procedimento mais adequado é buscar essa informação com a prefeitura da cidade ou com o contador da organização.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como emitir Nota Fiscal Eletrônica em São Caetano do Sul. Esse procedimento é extremamente importante para empresas que atuam com a prestação de serviços na cidade e que queiram evitar problemas com o fisco.
Caso necessite de ajuda com a emissão de notas fiscais ou qualquer outra questão contábil, entre em contato conosco!