Fale conosco: (11) 2897-7118

Nosso Blog

Qual a importância do contador para o sucesso da sua Empresa?

Compartilhe esse Post:

Muita gente ainda acha que os profissionais da contabilidade “só ajudam” a Declarar o Imposto de Renda, mas não sabem que para abrir uma empresa – que não seja MEI – é preciso ter um contador vinculado ao seu CNPJ. 

Por isso, reunimos neste artigo, bons motivos para que você – empreendedor brasileiro –, tenha um contador de confiança para te ajudar com o seu negócio! 

Confira! 

 

Por que o contador é tão importante para quem tem ou quer ter um CNPJ ativo?

 

A importância do contador se dá pelas atividades que exerce. Sendo responsável pela efetiva abertura da empresa, acompanhando o registro na Junta Comercial ou no Cartório Civil e a regularização junto à Receita Federal, INSS, Prefeitura e outros órgãos públicos, isso tanto para empresas físicas, quanto para negócios do meio digital – como é o caso dos e-commerces. 

O profissional da contabilidade pode contribuir desde a criação do plano de negócios – sinalizando as melhores atividades para incluir ao CNPJ – até o aconselhamento no que diz respeito ao pró-labore – para que se evite o conflito entre os possíveis sócios –, e claro, criando um planejamento tributário – dentro da lei – que seja economicamente mais acessível. 

Não há nenhuma lei que obrigue microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP) a manter vínculo com uma contabilidade, mas por se tratar de um processo altamente burocrático – é preciso muita cautela e atenção, visto que erros e divergências de informações, podem atrasar a finalização do processo e acarretar problemas de emissão de documentos, geração de relatórios, prestação de contas ao Fisco, entre outras situações –, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), aconselham que todas as pessoas que tenham um CNPJ ativo (pessoa jurídica) – exceto microempreendedores individuais (MEI) – tenham um contador registrado para acompanhar e contabilizar a movimentação financeira da empresa mensalmente. 

No caso de microempreendedores individuais (MEI), o processo de abertura e pagamento de tributos – em um único boleto mensal (DAS) –, é bem mais simples, mesmo assim – para quem não tem tempo –, a ajuda de um contador é muito importante. 

 

Outras responsabilidades do contador 

 

Como dito anteriormente, nenhuma lei obriga o vínculo de uma empresa com um contador. No entanto, a lei obriga que toda empresa tenha sua contabilidade mensal em dia, com isso, fica mais uma vez evidente a importância e a facilidade de se ter um contador de confiança para te ajudar com o seu negócio. 

Além de fazer a abertura de empresas – de acordo com o regime tributário adequado –, o contador é o profissional responsável por questões fiscais (cálculo de impostos, fluxo de caixa, balanços patrimoniais, entre outros), contábeis (garantindo a legalidade da empresa e evitando problemas judiciais) e trabalhistas (folha de pagamento, pró-labore, entre outros), além de poder ser um excelente consultor, contribuindo com a economia de tempo e dinheiro do seu negócio. 

 

Não importa qual tipo de empresa você tenha ou seja – microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), microempreendedor individual (MEI) –, o contador sempre poderá facilitar a sua vida, te ajudando a cuidar do seu negócio! 

 

Quer abrir a sua própria empresa? Já tem um CNPJ ativo? 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Receba nossas Notícias em Primeira mão!

Get updates and learn from the best

Outras Notícias

Precisa de Ajuda?

Entre em contato com a nossa Equipe Agora Mesmo!

Fale com nossos contadores agora!