Um arquiteto oferecer um trabalho diferenciado no ramo em que atua, nem sempre é o único fator que garante o sucesso do escritório. Para além do serviço bem feito, é necessário tomar alguns cuidados na hora de gerir um negócio, e a contabilidade para arquitetos é um deles.
Mas afinal, você entende o que realmente é contabilidade e qual a importância de uma boa contabilidade no seu escritório? Continue a leitura e entenda mais sobre a contabilidade para arquitetos e como utilizá-la a seu favor!
O que é a contabilidade para arquitetos
A contabilidade é uma área de estudos voltada para a compreensão da saúde financeira de um negócio. Ela tem como objeto de estudo todo o patrimônio de uma empresa, as possíveis perdas, ganhos e os fenômenos e variações do mercado. Mas falando dessa forma, a contabilidade para arquitetos ainda fica um tanto abstrata, não é? Vamos entender melhor com exemplos:
Um arquiteto iniciante, por exemplo, que deseja abrir seu próprio escritório, tem que, antes de tudo, saber quais serão seus gastos e quais serão seus possíveis lucros. Estudar como o mercado está remunerando alguém com pouca experiência (ou até mesmo sem) já é parte da contabilidade para arquitetos.
A mesma coisa vale para arquitetos com experiência. É necessário ter noção de como o mercado está, quais serão os gastos, se será possível atuar momentaneamente em déficit (o que é muito comum nos primeiros meses) e por aí vai. Abrir um escritório é algo que requer estudo.
Com o escritório já pronto, deve-se continuar exercendo a contabilidade para arquitetos. Uma das premissas dessa área de estudo é o cuidado com a documentação. Para exercer uma boa contabilidade para arquitetos, é necessário anotar “na ponta do lápis” tudo que se ganha e também o que se gasta (sempre atentando-se aos padrões do mercado). Além de anotar, você deve, também, guardar as notas fiscais.
Nesse processo, cria-se uma parte importante da contabilidade: a análise de padrões. Estudando como o mercado age, é possível prever, até certo ponto, como ele se portará no futuro. Além disso, guardar notas fiscais é essencial na hora de prestar contas ao fisco.
Falando nisso, descobrir a melhor forma de pagar o fisco também é parte da contabilidade para arquitetos. Existem diferentes tipos de tributação e, em alguns casos, um arquiteto tem a liberdade de optar por um ou por outro. Estudar e analisar as possibilidades é essencial para gastar menos na hora de pagar impostos.
Os benefícios da contabilidade para arquitetos
A contabilidade para arquitetos, então, “organiza a casa” e evita que gastos sejam feitos de forma imprudente. Mas, além disso, ela possui outros benefícios, como:
- Define o valor do escritório (importante caso cogite sua venda);
- Permite saber se um investimento é viável ou não;
- Facilita o acesso ao crédito.
Por esses motivos, deixar de fazer a contabilidade é mau negócio. Apesar de ser um trabalho que exige atenção, a contabilidade se mostra extremamente necessária.
Muitos arquitetos não possuem o conhecimento necessário para fazer esse tipo de serviço, outros não possuem tempo para isso. Seja qual for o seu caso, nós podemos ajudar! Nós disponibilizamos, em nosso site, uma série de conteúdos sobre contabilidade (como esse) para te ajudar!
Além disso, nosso escritório pode fazer a contabilidade do seu negócio com excelência. Entre em contato!